Areias Brancas

30 Abr

História:

     Este doce é  um segredo de há várias gerações na família de Elísio pereira. Tudo começou precisamente com Eugenia perdigão, que obteve o segredo da receita, num convento de freiras em Lisboa, onde foi educada e transmitiu a receita para a sua filha Maria Luísa Pereira.

      Em 1935, Maria mudou-se de Lisboa para a Praia da Areia Branca  onde juntamente com o seu marido construíram e abriram um salão de chá em madeira, que ficou conhecido como Pavilhão Verde (no local onde hoje se encontra a Pousada da Juventude na Praia da Areia Branca). Aqui, Maria começou a fabricar os bolos que baptizou como “Areia Branca” e tentaram registar a marca, mas os Serviços Oficiais recusaram-no porque o nome coincidia com o da localidade da Praia da Areia Branca. Deste modo Elísio Pereira o mais novo dos três filhos do casal, acabou por ficar com o segredo que lhe foi revelado e ensinado pela sua mãe.

     Na década de 50, Elísio casou e a sua esposa começou a fabricar o doce em casa, vendendo-o para o café “Belmar”. Dada a procura deste doce , Elísio a 30 de Maio de 1969, registou a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, mas só a 3 de Novembro de 1970, e após ter pago o imposto de selo, o pedido foi aceite.

     Mais tarde decidiram abrir uma loja ao público para expandir o negócio com a doçaria tradicional. Estes bolinhos deliciosos têm na sua composição: açúcar, ovos, amêndoa, farinha e aromas.

Receita:

Ingredientes:

  • 425 g de farinha
  • 150 g de açúcar
  • 200 g de banha
  • raspa da casca de 1 limão

Preparação:

Peneire a farinha com o açúcar em monte sobre a pedra da mesa. Trabalhe em areia só com a ponta dos dedos e depois  molde em bola, apertando a massa. Com a ajuda de farinha, tenda a massa em bolinhas do tamanho de uma noz. Coloque as bolinhas de massa num tabuleiro ligeiramente untado e polvilhado e leve a cozer em forno médio (180ºC) devendo as areias ficarem muito claras. Faça uma cova no meio e deite aí a banha e a raspa da casca de limão. Passe por açúcar.

*Pode passar as areias por açúcar e canela antes de as levar a cozer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: