Alentejo

30 Abr

     A sabedoria popular diz que “o que é doce nunca amargou”. Os doces conventuais alentejanos fazem justiça ao ditado. São pedacinhos divinais caídos do céu para delícia do seu paladar. Dê umas tréguas à dieta e desfrute destes prazeres.

     As antigas receitas foram em tempos segredos bem guardados nas mãos exímias das freiras. Com o tempo, os segredos foram sendo revelados e hoje estes doces são confeccionados e comercializados nas mais tradicionais confeitarias. Todos eles têm ingredientes em comum, como os ovos, a amêndoa em abundância e, como não podia deixar de ser, o açúcar. Consoante a especialidade e a localidade, alguns são recheados com mel, polvilhados com canela ou doce de chila. Ficou com água na boca?

     Descubra em cada terra uma especialidade diferente. Em Elvas, prove uma fatia da famosa sericaia, ou sericá, acompanhada das famosas ameixas. Portalegre é berço do famoso bolo podre conventual. Sinta o seu sabor característico conferido pelo azeite. Em Évora, derreta-se com as famosas encharcadas do Convento de Santa Clara, um doce de ovos delicioso. Não saia de Beja sem antes provar os tosquiados, as queijadas de requeijão, os queijinhos de hóstia recheados de ovos-moles e amêndoa, e os geladinhos do Convento da Conceição. O toucinho-do-céu de Portalegre faz justiça ao nome e ainda hoje é confeccionado à moda antiga. Mas há mais…

     As tibornas de Vila Viçosa, recheadas com chila e amêndoa, são a guloseima mais conhecida da terra, assim como as filhós enroladas. Dos fornos do Convento da Vidigueira sai o bolo de amêndoa, doce tradicional muito apetecido. Prove ainda o toucinho rançoso de Monforte, as areias de Sines, os mimosos do Crato, que vão a secar em cima de giestas depois de cozidos, como manda a tradição. Se está de visita a Avis, leve consigo as populares cavacas, a boleima e as azevias. Renda-se à doçaria conventual alentejana e redescubra os sabores de outros tempos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: