Tigeladas de Abrantes

24 Abr

História:

tigeladasA origem das tigeladas, doce conventual, são de facto da freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Abrantes. Conta a Lenda que uma senhora ( que aprendeu o segredo das tigeladas há quase um século, através de uma amiga), de nome, Verdiana, fora lavadeira de um convento de Abrantes (Convento da Graça – demolido em 1902) onde aprendeu o segredo do doce, com as freiras. Foi assim que começaram a fazer tigeladas em Rio de Moinhos e o segredo passou de geração em geração até aos nossos dias. O nome tigeladas, deriva da tigela de barro, onde o doce é cozido.

Receita:

Ingredientes: 

  • 250 gr de açúcar
  • 60 gr de farinha de trigo
  • 6 ovos
  • 1/2 Lt de leite
  • 1  limão em raspa
  • 1 colher (café) de  canela em pó

Preparação:

Aqueça o forno até ficar bastante quente e coloque lá dentro as tigelas de barro vazias a aquecer por cerca de 30 tigeladasminutos. Num recipiente misture bem o açúcar coma farinha, a canela e a raspa de limão. Junte depois o leite em fio, mexendo sempre, e de seguida junte os ovos. Bata tudo muito bem por 5 minutos. Deite depois o preparado nas tigelas quentes, sem que estas vertam. Para isso, use uma colher de sopa e vá enchendo cá de fora as tigelas que estão no forno. Feche a porta e deixe cozer por cerca de 10 minutos em forno quente. Retiram-se depois e servem-se frias.

NOTA: Se não conseguir arranjar as tigelas de barro características, onde as tigeladas devem ser feitas, use à falta de melhor, tigelinhas de ferro ou alumínio que devem ser untadas e aquecidas da mesma forma que as de barro. No entanto é preferível que se consiga fazer nas de barro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: