Doçaria

12 Mar

Conselhos essenciais para doçaria

Antes de começar a confeccionar qualquer doce coloque, sobre uma mesa, todos os utensílios precisos e todos os ingredientes necessários, de preferência já pesados ou medidos conforme indicam as receitas.

Prepare as formas antes de começar a fazer as massas. A não ser que haja indicação em contrário, as formas devem ser sempre untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Para os bolos que levem mais açúcar, deve untar-se a forma e forrá-la com papel vegetal, que também se deve untar levemente de manteiga.

Acenda o forno com antecedência e, logo depois de aceso, deixe a porta aberta uns minutos para fazer sair o vapor de água formado no interior. Regule, depois, o calor antes de meter o doce, de acordo com as indicações que lhe são fornecidas nas receitas. No caso de ser só uma forma, deve colocar no centro onde o calor é uniforme.

Adicione o fermento em pó à farinha e peneire juntamente com ela para que assim fique misturado por igual. As massas que levam fermento em pó devem ser levadas imediatamente ao forno, caso contrário perdem a força e não crescem.

Os bolos que levarem claras batidas em castelo como último ingrediente, devem estas ser batidas eficazmente. Juntando-se umas gotas de limão às claras, estas sobem mais facilmente, tomando mais consistência se lhes adicionar ainda um pouco de açúcar.

Se um bolo levar muita farinha e não levar leite, vinho ou qualquer outro líquido, deve deitar-se apenas metade da farinha para que a massa fique bem ligada. Batam-se, depois, as claras em castelo e juntem-se à massa duas colheradas delas, ligando, então, o resto da farinha. Em seguida juntem-se as restantes claras, mexa-se com uma colher de pau e proceda-se como se diz anteriormente.

No principio da cozedura não abra o forno constantemente para não prejudicar os doces com o ar frio que entra. Vigie, no entanto, o bolo, entreabrindo a porta do forno e fechando-a logo suavemente.

Passado o tempo da cozedura, experimente com um palito se os bolos grandes estão cozidos. Caso o palito espetado no centro sair seco, tire a forma do forno e deixe esfriar 5 minutos antes de desenformar.

Deixe os bolos arrefecer sobre uma rede antes de os cortar, cobrir ou enfeitar.

Utilização da “Maizena”

A maizena proporciona leveza à massa e permiti que o seu bolo fique mais macio e saboroso.

Quando a receita original do bolo não pedir maizena, para que a massa fique fofa, macia e delicada, substitua uma parte da farinha de trigo por maizena. Por exemplo:

– 3 chávenas de farinha de trigo (2 chávenas de farinha de trigo + 1 chávena de maizena)
– 2 chávenas de farinha de trigo (1 chávena de farinha de trigo + 1 chávena de maizena)
– 1 chávena de farinha de trigo (1/2 chávena de farinha de trigo + 1/2 chávena de maizena)

Arrefecer os Bolos

Assim que retirar qualquer massa de bolo do forno, basta colocar a forma sobre uma grade e não directamente sobre um tabuleiro. Dessa maneira a sua massa não perderá a textura e ficará tão macia e fofa como quando saiu do forno.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: