Vêm aí as sete Maravilhas Gastronómicas portuguesas

18 Fev

Certamente recorda-se que as 7 Maravilhas já tiveram quatro edições nacionais: “7 Novas Maravilhas do Mundo”, “7 Maravilhas de Portugal”, “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo” e “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. Chegou, agora, uma nova edição das 7 Maravilhas dedicada  à gastronomia.

A iniciativa foi apresentada, no passado dia 7 de Fevereiro, pelo ministro da Agricultura, António Serrano, na Casa do Campino em Santarém. Esta belíssima cidade será sede do evento que se prolonga até Setembro, altura em que serão divulgados os sete finalistas, um por cada uma das seguintes categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces.

A cerimónia de apresentação do projecto juntou ao ministro da Agricultura o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e o director de programas da RTP, José Fragoso, que volta a associar-se à promotora 7 Maravilhas. As iguarias vencedoras serão conhecidas no início de Setembro, numa cerimónia televisiva apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato

Até dia 27 de Março, qualquer entidade pública ou privada, com número de identificação fiscal colectivo, pode apresentar um prato. No final desta pré-selecção, cada uma das dez regiões tem de estar representada. Entre Maio e Setembro os portugueses vão poder votar nos seus preferidos. A votação faz-se por SMS, chamadas telefónicas ou através da Internet (www.7maravilhas.pt e facebook). Segundo Luís Segadães, da empresa promotora, o concurso pretende “preservar e salvaguardar o receituário português, garantir o seu carácter genuíno e privilegiar a diversidade regional”. Durante a apresentação da iniciativa, Luís Segadães definiu a gastronomia como uma dos marcos da identidade nacional, referindo que “o grande desporto nacional é a gastronomia, porque é a única coisa que movimenta mais gente do que o futebol”.

Conheça mais sobre este projecto no site oficial.

2 Respostas to “Vêm aí as sete Maravilhas Gastronómicas portuguesas”

  1. Maria Esperança M.T. Cunha 09/05/2011 às 12:23 #

    gosto da ideia deste concurso.
    achop irá favorecer as regiões

    • Joana Formiga 13/05/2011 às 15:35 #

      Obrigado pelo seu comentário Maria.
      Gostamos de saber que ainda há pessoas interessadas no nosso património e que sabem dar valor a concursos importantes como este.
      Esperemos que goste do nosso blog e que o visite mais vezes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: